quarta-feira, 6 de novembro de 2013



Mantenha a Luz Acesa



Certa manhã acordei, presa a lembranças de um episodio em minha vida, de grande felicidade, abstraída do que acontecia ao redor e refém deste pensamento inebriante, fiquei a devanear ( bem típico de Vata rsrsr) na possibilidade cientifica em se repetir os episódios felizes, como uma máquina do tempo ... e de repente me dei conta da armadilha; acordei; embora afirmem médicos e neurocientista que a sensação de felicidade aumenta o sistema imunológico e melhora o funcionamento de nosso organismo, creio que o melhor é estar feliz no presente e no maior tempo possível, mas não esta felicidade volúvel, que se alterna em função das coisas estarem acontecendo como eu desejo.

E digo que é uma armadilha porque? Relembrando os ensinamentos de meus professores do Yoga e Ayurveda sobre o ato do pensar, qualidade do pensamento, apoiando-nos no passado ou no futuro raramente vivenciando o que esta no presente, na maior parte do tempo estamos em algum lugar imaginário...relembrei as aulas sobre Patanjali sobre as flutuações da mente; I-2 Yogas Citta Vritti Nirodhah; e associei este hábito aos vícios em geral: beber, fumar, jogar, trabalhar, comer chocolate, drogas, sexo, pensar de mais, gostar de se fazer de vitima, todos me parecem frutos da mesma raiz; o que importa é o ato em si e sua repetição a buscar pelo prazer. Tal qual a Roda da Fortuna no Tarô, vivemos hora em cima hora em baixo, em circulo repetindo nossas buscas para ser feliz, geralmente utilizando fórmulas já conhecidas quando conseguimos o que queremos, perpetuando o resultado ou  quando ocorre a frustração mudando continuamente a fórmula para alcançar a dita felicidade, outros ainda se regozijam na formula da busca pelo prazer e sua frustração.....

E não paramos para refletir que 1 minuto após um momento de felicidade, já é outro momento e como a natureza é criativa os resultados de uma busca repetida podem já não ser os mesmos do minuto anterior, quando olho os cãezinhos correndo ansiosos atrás do rabo, hora alcançando-os e satisfazendo-se, soltam-no para logo depois voltar a correr atrás dele ou mordendo-o fazendo-o sentir dor e afastar-se do próprio rabo olhando-o com desconfiança e rejeitando-o,  comparo-os ao ser humano na sua busca desenfreada pela felicidade. Vivemos uma vida inteira correndo atrás do próprio rabo....


O que o Yoga nos propõe, e é sua natureza essencial, educar nossa consciência que atua em todos os planos do Universo manifestado, é imaterial mas é afetada pela matéria (daí a importância de mantermos através do Ayurveda nossos elementos  em equilíbrio). Meu professor explicava que é mais ou menos assim: imagine uma lâmpada acesa dentro de um liquidificador cheio de um liquido turvo; nossa consciência é a lâmpada e o liquido nossos pensamentos; agora ligue o liquidificador, mas a lâmpada não é afetada pelo movimento do liquido, permanece intacta e luminosa dentro do vasilhame enquanto o liquido se agita freneticamente a sua volta impedindo ver claramente a luz, quando desligamos o aparelho e o liquido assenta enxergamos a luz. Assim é nossa mente, temos que educa-la a reencontrar a Luz que permanece com brilho e intacta, presente o tempo todo, mesmo que ocorram turbulencias a sua volta, a essência é a Luz.

O que quero dizer é que perdemos tempo demais, tentando repetir “felicidades” que são efêmeras e irreais, fazendo-nos distanciar  da conexão com nossa verdadeira essência, o melhor é irmos de uma vez em direção a nossa Luz, libertando-nos dos hábitos que nos mantem atados a situações repetitivas de felicidade/ sofrimento e dor, trazer  a luz da compreensão para vivenciar a experiência da Vida tal qual ela é, e não como gostaríamos que fosse, não nos deixando abalar pelo movimento “das aguas turvas ao nosso redor”, garantindo-nos paz interna e felicidade duradoura.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário