terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O que é Yoga

Quando me pediram para escrever sobre Yoga e Ayurveda; ensinamentos
que compartilho dando aulas,  pensei, o que escrever?  Há algumas décadas atrás,
não tínhamos material disponível sobre estes assuntos, hoje encontramos
com facilidade em livros, internet, cursos....mas talvez queiram saber
“a minha visão, do que é o Yoga e do que é Ayurveda”
Então começando pelo Yoga: O que é o Yoga?
Talvez mais fácil fosse, explicar o que “não é Yoga”....
Vou tentar ser concisa, mas antes vou recorrer um pouco a sua base, as suas origens:
Yoga é um dos seis sistemas fundamentais do pensamento indiano, conhecidos em seu conjunto como darsana-s, que significa ponto de vista, visão, modo de ver, porque sempre que um grande ensinamento surge,  ele também evoca muitas leituras, modos diferentes  de ver,  o que nos permite refletir, observar como nos ajustamos a este conhecimento, conhecer melhor nosso padrão de interação com o mundo, amadurecer e evoluir na concepção, por vezes rasteira que temos de nos mesmos e do mundo.
O Yoga tem sua origem nos Vedas; o mais antigo registro da cultura Indiana. Embora existam muitos textos sobre o yoga, o mais significativo deles foi sistematizado pelo sábio Patanjali – conhecido como o Yoga Sutra de Patanjali. Muitas traduções foram atribuídas à palavra Yoga, como juntar, unir, integrar, amarrar os cordões da mente... e muitas outras. Creio que a palavra integrar, se aplica bem ao propósito do yoga. De acordo com Patanjali: “ Yoga é a inibição dos turbilhoes (ou modificações) da mente”.
Quando aquieto o falatório mental, e presto atenção, crio um estado de total presença, em todas as ações, em todos os momentos,  estou integrando minha mente ao meu corpo, a minha respiração, as minhas emoções, estou inteira atenta ao que no momento estou sentindo e vivenciando, isto me possibilita realizar melhor minha tarefa, tornar-me mais consciente do meus atos e seus resultados, quando estamos atentos às nossas ações, a possibilidade de errar diminui, não ficamos reféns dos hábitos, o que me possibilita buscar patamar mais elevado em todas as ações da minha vida, mas permitindo também ser humilde para entender os meus limites.
Quando me sinto  integrada a Natureza, ao Divino, isto também é Yoga, pois nos sentimos unidos e protegidos por uma força ou energia Superior aos padrões do Ser humano.
Para praticar o Yoga, não é necessário que compartilhemos do mesmo gosto, filosofia, religião ou alimentação, seu conteúdo é universal e trata dos meios pelos quais podemos realizar mudanças em nossas vidas, a pratica levará  a cada um, por  caminhos diferentes, basta estarmos atentos as nossas ações, observando o caminho que estamos tomando, para saber onde e como chegaremos ao que se quer. Essa observação cuidadosa nos tornará aptos a descobrir algo novo; que pode ser adquirir maior contentamento, ter uma percepção maior das coisas que quero mudar para melhor em mim, ter uma concepção diferente da espiritualidade, são questões pessoais.
Muitos pensam que o Yoga é apenas uma prática física, se compõe apenas de ásanas, mas podemos praticar qualquer um de seus aspectos e o melhor, todos eles juntos, porque justamente estão integrados, mas tudo depende de nossos interesses pessoais, e quando a busca é profunda, gradualmente o interesse num caminho vai conduzindo ao outro. Então podemos começar pela pratica de ásanas e nos interessarmos pelos pranayamas observando nossa respiração, ou pela meditação, pelos conceitos éticos e morais, o Yoga Sutra enfatiza todos os aspectos da vida humana, incluindo nossos  relacionamentos com os outros, nosso comportamento, nossa saúde, nossa respiração e nosso caminho para a meditação.
Então podemos começar de qualquer ponto, mas se queremos ser seres completos, precisamos incorporar todos os aspectos de nós mesmos passo a passo.
Para aqueles que ainda querem saber sobre a minha visão do Yoga:
Sempre que sou gentil com alguém – isto é Yoga
Quando recebo um troco a mais no mercado e devolvo – isto é Yoga
Quando o meu amor por um animal supera a minha vontade de comê-lo – isto é Yoga
Quando o meu corpo dói e respeito os seus limites ou dou a ele descanso – isto é Yoga
Quando a honestidade ao que sinto e penso – supera a vontade do querer se dar bem, ficar bem na fita ou agradar para se sentir amado – isto é Yoga
Quando a compaixão ou amorosidade pelo outro me impede de fazer julgamentos e aceitar os limites e opinião do outro – isto é Yoga
Quando falar sempre a verdade, pode ate me trazer problemas, mas eu não sucumbir  - isto é Yoga
Quando pedir perdão, ao perceber meu erro,  for maior que o meu orgulho – isto é Yoga
Quando eu não precisar enganar a mim mesma, para manter alguém ao meu lado – isto é Yoga
A lista não tem fim.... porque o tornar-se um Ser Melhor exige aprimoramento constante
Mas não se sintam aflitos, se os itens acima ainda não fazem parte de sua pratica, trate-se com amor, respeite os seus limites e escolha um para começar, verá que este arrastará naturalmente os demais, basta ter o sincero desejo de mudar.
Ah! Sobre o Ayurveda, e outros textos, me procure na próxima semana.


Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário