domingo, 20 de fevereiro de 2011

Em Sintonia com a Natureza


O Ayurveda (A Ciência da Vida) prega que somos compostos dos mesmos elementos formadores do Universo, os cinco elementos presentes na formação de todas as coisas, também estão presentes no corpo do Ser Humano, apenas variando em suas proporções, o que irá tornar cada ser, único em sua constituição. Vivendo em uma estreita simbiose, estamos sujeitos as mesmas leis e mudanças que regem a Natureza.
Portanto é fundamental que percebamos o quanto é importante os hábitos que cultuamos, e de que forma nossos hábitos podem interferir e perturbar o perfeito equilíbrio das leis que regem a Natureza, pois nossa harmonia e saúde dependem do equilíbrio com que interagimos o tempo todo com tudo que nos cerca, a nível mental, emocional, espiritual ou físico.

Para ficar mais claro, acompanhem a seguinte observação:
Em alguns países, as estações se fazem mais definida do que podemos observar aqui, estamos a Um mês, da entrada do Outono, salvo  as diferenças outonais percebidas nas diferentes regiões do país; ainda assim já podemos perceber um tom diferente, um ar mais fresco a noite, um pouco mais de vento, em alguns lugares, o show das quaresmeiras, outras deitando suas folhas douradas, enfim, estamos na intersecção do verão x outono. Alguns em maior sintonia com a Natureza já começam a perceber diferenças em seu organismo. E é aqui que o ayurveda oferece um conhecimento ímpar, ensinando-nos  a respeitar e compartilhar com a Natureza esta nova nuance. É quase uma dança, mudou o ritmo, mudou a música e dançar no ritmo da música anterior, é como dançar aché quando a música trocou para uma valsa, no mínimo você vai  parecer um tanto estranho.

A cultura Celta com seus rituais de solstícios e equinócios, enfatizava muito bem a importância das estações e a necessidade (até mesmo por um instinto de sobrevivência)  da mudança dos hábitos nas trocas de estação.
Observo por exemplo, que algumas pessoas acreditando ser saudável alimentar-se   de verduras cruas, se alimentam sempre da mesma forma o ano todo, desconsiderando a hora do dia, a temperatura, se está  acostumado a comer tudo frio, a beber água sempre gelada, estes hábitos se mantém, não respeitando  tempo, local, alimentos da época. Antigamente só comiamos verduras, frutas e legumes da época e da região, é claro que a tecnologia agrícola nos permitiu maior variedade assim como possibilitar a existência de alimentos em locais praticamente inóspitos, mas em um contexto geral também  proporcionou a luxúria,os exageros e desperdícios, a ponto de encontrarmos dados que comprovam que o número de pessoas famintas no planeta é praticamente igual a quantia de alimentos desperdiçados; isto significa que se você está comendo a mais do que necessita ou está jogando alimento fora; alguém está sem comer, por sua causa. Ayurveda também é consciência ecológica.

Mas voltando ao Outono, respeitando-se a constituição de cada um, nosso corpo começa a se adaptar a nova estação, então alguns Pittas (constiuição composta pelos elementos Fogo e Água em maior proporção) já começam a exclamar, Ai que bom, já ta mais fresquinho! Finalmente vou conseguir dormir..., os Vattas (constituição composta pelos elementos Éter e Ar) já estão lavando os casaquinhos para tirá-los do armário, o intestino pode estar dando sinais de ressecamento e as juntas já começam dar sinal de vida estralando... e os Kaphas (constituídos em maior porção pelos elementos Água e Terra) podem começar a sentir uma certa letargia, mais sono, aumento de muco corporal. O movimento dos 5 elementos é dinâmico, mudando de lugar e intensidade conforme as horas do dia, estações do ano, pensamentos, sentimentos, alimentos que ingerimos e outras alterações. Quando estamos em sintonia com a natureza, percebemos o movimento destes elementos em nosso interior, no nível mental, emocional e físico e fazemos as correções necessárias no intuito de mantermos a harmonia integral.

Então minha proposta é, aproveite a estação para senti-la, cheire o ar, observe seu estado mental e emocional, observe as mudanças que ocorrem em seu corpo, até que ponto estas mudanças refletem-se em forma de desequilíbrios. Aprenda com a Mãe Natureza e ouça os seus conselhos.







2 comentários:

  1. Interessante o nosso Oriente. As constituições físicas e emocionais relacionadas aos elementos da natureza tanto na Ayurveda quanto na Medicina Tradicional Chinesa-MTC se assemelham e precisam apenas de uma releitura para se integrarem.

    ResponderExcluir
  2. Rô,quanta saudade de você, parabéns pelo seu blog, arrumou mais um jeitinho de ajudar as pessoas,rsrsrs.
    Fiz um blog sobre culinária vegetariana,visita ele, bjoss no coração!!

    ResponderExcluir