segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quem Precisa de Cuidado...

Abrindo esta nova ferramenta de interação; espero compartilhar minhas experiências no campo das terapias: Ayurveda, Iridologia, Reiki, Yoga, Numerologia e da Música (minha primeira formação). Não sou expert em nenhuma delas, pois seria muita presunção me denominar profunda conhecedora de ciências tão antigas e de tão vasto conhecimento; só o ayurveda; embora existam controvérsias; fala-se em pelo menos 5000 a.C. Como iniciante na área do Blog, espero atualizar uma vez por semana a postagem.
E abro com o título Quem Precisa de Cuidado, porque independente de ser Terapeuta o Cuidar sempre foi algo muito presente em minha vida; primeiro em função da profissão de minha mãe; enfermeira; que não media esforços em ajudar a quem, de seus cuidados precisasse, não obstante as enormes dificuldades que a vida lhe impôs, sempre tinha e ainda tem tempo para os outros, e porque mesmo ainda na adolescência  sem saber o porque, meu ouvido e as vozes que precisavam desabafar.... se encontravam....

Em 2008 fazendo pesquisas para minha monografia do Curso de Pós Graduação em Yoga, tive contato com um livro de Leonardo Boff - " Saber Cuidar" - Ética do Humano - Compaixão pela Terra, onde encontrei profunda empatia com o conhecimento ali exposto e hoje entendo porque meus ouvidos se abriam para simplesmente ouvir.... compartilho aqui um trecho, deixando o gostinho pelo restante do livro:

...O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um  momento de atenção, de zelo e de desvelo.Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.

....Sem o cuidado, ele deixa de ser humano. Se não receber cuidado, desde o nascimento até a morte, o ser humano desestrutura-se, definha, perde sentido e morre. Se, ao longo da vida, não fizer com cuidado tudo o que apreender, acabará por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta. Por isso o cuidado deve ser entendido na linha da essência humana. O cuidado há de estar presente em tudo.

Este é um momento bastante oportuno para colocar em prática o cuidar, em meio a tantas tragédias provocadas pela chuva, tenho certeza que todos temos alguma habilidade para cuidar do outro tornando menor o sofrimento humano.

5 comentários:

  1. Oi Ro mais uma vez voce conseguiu! Mesmo sem conhecer, mesmo com pouca ajuda, mesmo sem tempo! Voce colocou seu blog no ar...
    Sei também que é assim que você tem tratado seus pacientes, com "teimosia", sem aceitar o "Não da" como opção.
    Estou feliz em ser o primeiro por aqui meu amor!
    Muito sucesso pra voce, Ro

    ResponderExcluir
  2. Rosely, que lindo seu blog! Já estou seguindo e divulgando para todo mundo! Obrigada por cuidar sempre de mim...

    ResponderExcluir
  3. Q bom tê-la no mundo virtual!!Agora estarei te acompanhando aqui de longe e com certeza me melhorando com sua ajuda.
    Já adicionei o blog em meus favoritos e vou ficar ansiosa por suas novas postagens!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosely, parabéns pelo seu blog. Já estou seguindo e convidei amigas para seguir também.
    Com certeza com esse blog, você vai ensinar e ajudar muita gente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que linda mensagem!! Parabéns pelo Blog,,, muito bacana sua iniciativa.. visitarei sempre aqui... já está em meus favoritos. rs
    Abs, Laudelina

    ResponderExcluir