segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tempo de Amala - A Fruta do Rejuvenescimento

Amalaki ou Amala, na medicina ayurvedica é considera a melhor erva medicinal para o rejuvenescimento. Pode ser usado sozinho ou combinado com várias ervas como no caso o Chavan Prash (Nome do médico que desenvolveu a fórmula há milhares de anos), a mais famosa geléia ayurvédica, capaz de reverter o processo de envelhecimento.


No ayurveda as ervas são classificadas por seu sabor; esta frutinha possui cinco dos seis sabores básicos ( Doce, Amargo, Adstringente, Ácido, Picante, faltando-lhe apenas o sabor  Salgado).
Seu nome científico: Emblica officinalis, de aparência pequena, arredondada, verde com tons de amarelo ou marrom quando madura lembra uma Pitanga maior. Rica em Vitamina C; 20 vezes mais rica que a laranja; com apenas meia xícara de seu suco, obtém-se 1g de Vitamina C. Também estão presentes: Cálcio, ferro  vitaminas B, taninos e pectina.


Estudos em cobáias sugerem que o amalaki pode retardar o desenvolvimento e o crescimento de células cancerígenas além de diminuir número e tamanho de lesões causadas por metástese cancerígena. 
Sua natureza complexa, torna-a uma erva adequada aos três doshas. Para obter os efeitos rejuvenescedores, é necessário que se submeta a um processo de desintoxicação inicial, antes de tomá-la.


Outra área de grande interesse científico, é seu papel na redução dos níveis de colesterol sérico. Em uma pesquisa com coelhos, o amalaki reduziu os níveis de colesterol sérico em 80%. Esse efeito de baixar o colesterol é aplicável aos seres humanos. Outras pesquisas sugeriram que suplementos a base de  amalaki podem diminuir a oxidação prejudicial do colesterol nos homens. Também pode diminuir a aderência das plaquetas, diminuindo o risco de coagulação indesejada no sangue.


Ainda tem sido utilizado: para o tratamento da azia, doenças do fígado e do pâncreas.
As pesquisas demonstram que esta fruta realmente possui atividade antibiótica contra uma grande variedade de bactérias, o que possivelmente explicaria seu papel tradicional no tratamento de infecções pulmonares.


Como todas as ervas; existem precauções; para evitar efeitos indesejados,  procure saber mais com seu médico ou terapeuta ayurveda.
Fonte: O Guia Deepak Chopra de Ervas






Vejam Fotos da minha árvore com 9 aninhos