segunda-feira, 13 de maio de 2013


Intestino, Seu Melhor Amigo.....
ou Inimigo

É difícil sintetizar em um pequeno texto a escala de importância deste órgão, que o Ayurveda e Medicina Chinesa reconhecem e  creditam há milênios. Há uns poucos anos, pesquisas na área da neurociências confirmaram sua estreita participação junto aos neurotransmissores e importância no equilíbrio de todo o corpo.
Pode parecer estranho aos aprendizes de ayurveda ter que responder sobre particularidades de sua função intestinal, mas se recordarmos; não muito distante; era comum a pratica de mães e avós observarem as fezes das crianças para saber como andava a saúde, hoje , coisa rara entre as famílias.
O motivo pelo qual tanto se observa suas características e funcionamento, está no fato de sua importância e envolvimento em inúmeros processos de desequilíbrios que vão da tristeza ao câncer.
O intestino é responsável em 80% por nosso sistema imunológico, em sua mucosa são fabricados anticorpos e muitos são os fatores que podem danificar esta estrutura.
É provável que se possa atribuir em media 70% dos sintomas relatados a fatores relacionados ao desequilíbrio e funcionamento do intestino. Queixas como: olheiras, enxaquecas, candidíase, insônia, gases, azia, dores nas articulações, cansaço, gastrite, ulcera, infecções de garganta, alergias, depressão, comprometimentos neurológicos e comportamentais, ganho de peso, falta de memória, envelhecimento, são algumas das queixas frequentes que podem estar relacionadas a pouca atenção que damos aos cuidados deste órgão.
Uma das principais causas da disbiose intestinal, estão relacionadas a hábitos alimentares: qualidade, quantidade, intervalo entre um alimento e outro. Consumo excessivo ou prolongado de antibióticos, anticoncepcional, corticoides e outros  medicamentos que contribuem para o desequilíbrio do intestino.
Nas mulheres, somam-se outros agravantes: as pílulas anticoncepcionais, aspectos ligados a educação da mulher e outras peculiaridades emocionais ligadas ao mundo feminino, que favorecem a permeabilidade intestinal, (deixando todo o corpo vulnerável ao contato dos alimentos saudáveis ou não e aos radicais livres) onde a mucosa intestinal menos coesa acaba por absorver substancias benéficas, mas também aquelas que deveriam ser eliminadas ou as que ainda não foram devidamente processadas.
Um dos primeiros sinais que o Intestino Grosso envia, para informar que algo esta errado em seu funcionamento é a prisão de ventre, queixa frequente entre a maioria das mulheres.
Descobertas recentes, mostram a presença de alguns hormônios no intestino e no cérebro, formando um eixo chamado cérebro-intestinal, que podem conforme seu funcionamento interferir no processo da obesidade e doenças como Alzheimer e Parkinson. Através destes novos estudos o intestino ganha importância na ciência médica e o investimento em pesquisas para se conhecer melhor seu funcionamento e interações com outros órgãos, surpreendendo por sua capacidade em secretar hormônios e neuro transmissores fundamentais para o equilíbrio do organismo.
Sob o prisma do Ayurveda, embora Parkinson e Alzheimer sejam doenças mais recentes, segundo critérios desta ciência, sabe-se de sua estreita relação com a saúde do intestino, sendo mais uma das linhas de pesquisa sobre doenças neurodegenerativas a identificação de substancias que nutrem o sistema nervoso como as neurotrofinas; estimuladas no cérebro através de antioxidantes como a chamada vitamina D (na verdade um hormônio) onde no intestino são encontrados receptores desta vitamina que também auxilia na absorção do cálcio, esta aumenta no cérebro a formação de uma importante substancia que regenera os neurônios cerebrais, a neurotrofina.
Assim, podemos observar que o mau funcionamento do intestino, vai muito além dos corriqueiros desconfortos de uma prisão de ventre. Quem sofre com este mal, é imprescindível que busque profissionais qualificados que possa explorar melhor as causas do desequilíbrio, e torna-se obvio a necessidade em repensarmos nossos hábitos de forma a contribuir para uma flora intestinal saudável e eficaz funcionamento, adotando hábitos alimentar saudável, consumindo alimentos sem aditivos químicos o mais próximo do estado natural, a ingestão de fibras, evitar o estresse dormindo horas suficientes e em condições de descanso, são praticas que vem de encontro a saúde do intestino, órgão em grande parte responsável como mantenedor da saúde.
Deixo uma sugestão, para aqueles que buscam se informar, o livro de Helion Póvoa : O Cérebro Desconhecido