domingo, 20 de fevereiro de 2011

Em Sintonia com a Natureza


O Ayurveda (A Ciência da Vida) prega que somos compostos dos mesmos elementos formadores do Universo, os cinco elementos presentes na formação de todas as coisas, também estão presentes no corpo do Ser Humano, apenas variando em suas proporções, o que irá tornar cada ser, único em sua constituição. Vivendo em uma estreita simbiose, estamos sujeitos as mesmas leis e mudanças que regem a Natureza.
Portanto é fundamental que percebamos o quanto é importante os hábitos que cultuamos, e de que forma nossos hábitos podem interferir e perturbar o perfeito equilíbrio das leis que regem a Natureza, pois nossa harmonia e saúde dependem do equilíbrio com que interagimos o tempo todo com tudo que nos cerca, a nível mental, emocional, espiritual ou físico.

Para ficar mais claro, acompanhem a seguinte observação:
Em alguns países, as estações se fazem mais definida do que podemos observar aqui, estamos a Um mês, da entrada do Outono, salvo  as diferenças outonais percebidas nas diferentes regiões do país; ainda assim já podemos perceber um tom diferente, um ar mais fresco a noite, um pouco mais de vento, em alguns lugares, o show das quaresmeiras, outras deitando suas folhas douradas, enfim, estamos na intersecção do verão x outono. Alguns em maior sintonia com a Natureza já começam a perceber diferenças em seu organismo. E é aqui que o ayurveda oferece um conhecimento ímpar, ensinando-nos  a respeitar e compartilhar com a Natureza esta nova nuance. É quase uma dança, mudou o ritmo, mudou a música e dançar no ritmo da música anterior, é como dançar aché quando a música trocou para uma valsa, no mínimo você vai  parecer um tanto estranho.

A cultura Celta com seus rituais de solstícios e equinócios, enfatizava muito bem a importância das estações e a necessidade (até mesmo por um instinto de sobrevivência)  da mudança dos hábitos nas trocas de estação.
Observo por exemplo, que algumas pessoas acreditando ser saudável alimentar-se   de verduras cruas, se alimentam sempre da mesma forma o ano todo, desconsiderando a hora do dia, a temperatura, se está  acostumado a comer tudo frio, a beber água sempre gelada, estes hábitos se mantém, não respeitando  tempo, local, alimentos da época. Antigamente só comiamos verduras, frutas e legumes da época e da região, é claro que a tecnologia agrícola nos permitiu maior variedade assim como possibilitar a existência de alimentos em locais praticamente inóspitos, mas em um contexto geral também  proporcionou a luxúria,os exageros e desperdícios, a ponto de encontrarmos dados que comprovam que o número de pessoas famintas no planeta é praticamente igual a quantia de alimentos desperdiçados; isto significa que se você está comendo a mais do que necessita ou está jogando alimento fora; alguém está sem comer, por sua causa. Ayurveda também é consciência ecológica.

Mas voltando ao Outono, respeitando-se a constituição de cada um, nosso corpo começa a se adaptar a nova estação, então alguns Pittas (constiuição composta pelos elementos Fogo e Água em maior proporção) já começam a exclamar, Ai que bom, já ta mais fresquinho! Finalmente vou conseguir dormir..., os Vattas (constituição composta pelos elementos Éter e Ar) já estão lavando os casaquinhos para tirá-los do armário, o intestino pode estar dando sinais de ressecamento e as juntas já começam dar sinal de vida estralando... e os Kaphas (constituídos em maior porção pelos elementos Água e Terra) podem começar a sentir uma certa letargia, mais sono, aumento de muco corporal. O movimento dos 5 elementos é dinâmico, mudando de lugar e intensidade conforme as horas do dia, estações do ano, pensamentos, sentimentos, alimentos que ingerimos e outras alterações. Quando estamos em sintonia com a natureza, percebemos o movimento destes elementos em nosso interior, no nível mental, emocional e físico e fazemos as correções necessárias no intuito de mantermos a harmonia integral.

Então minha proposta é, aproveite a estação para senti-la, cheire o ar, observe seu estado mental e emocional, observe as mudanças que ocorrem em seu corpo, até que ponto estas mudanças refletem-se em forma de desequilíbrios. Aprenda com a Mãe Natureza e ouça os seus conselhos.







terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Questão de Prática

Meus alunos e aprendizes de ayurveda, já conhecem bem esta estória, eu a reconto várias vezes para que eu mesma me lembre sempre dela.....


Conta a lenda, que certo dia um arqueiro vangloriando-se de suas habilidades em acertar alvos difíceis e distantes, em meio a praça pública, um velho sábio que prestava atenção a cena, ao seu lado dizia a cada alvo atingido “ Questão de prática”. O arqueiro sentindo-se desafiado, buscava outro alvo ainda mais difícil, e novamente ouvia do sábio: “questão de prática” . Após vários alvos atingidos e sempre o mesmo comentário, o arqueiro não se conteve e indignado o chamou para um desafio. O velho sábio aceitou o desafio, desde que antes, o arqueiro pudesse provar  sua destreza em um outro feito, o arqueiro sem pensar aceitou.


Então o velho sábio colocou em sua frente dois tubos largos feitos de bambu, um deles contendo óleo e o outro vazio, e calmamente fixou uma moeda furada apoiada em dois filetes de madeira bem no meio do tubo de bambu vazio, pegou o outro contendo o óleo e o verteu pelo furo da moeda para dentro do vasilhame antes vazio.  


O arqueiro surpreso exclamou!  Mas isso é impossível, eu não consigo fazer o mesmo!!!
E paciente o velho sábio responde “Questão de Prática” e vai embora......

Alguns procuram no ayurveda e  no yoga uma alternativa para melhorar o sono, emagrecer, se livrar da ansiedade, do medo, da depressão, e o que posso dizer? O ayurveda e o yoga melhoram tudo isso, mas não são para isso....
Então introduzo uma prática inicial bastante simples para que comecem a ter consciência do seu corpo e de sua mente:

Tomar água morna pela manhã, limpar a língua, nariz e ouvidos.
E durante o dia: “Só coma se tiver fome, e só beba se tiver sede”

Após uma semana, pergunto quem conseguiu fazer a prática...com raras exceções, ouço inúmeras argumentos que os impediram de colocar a orientação em ação....
Porém todos os dias praticam com maestria a raiva, a intolerância, a falta de compaixão, o ciúme, a inveja, os pensamentos negativos, o comer compulsivo, o falar descontrolado, a maledicência, a cara feia, irritabilidade.....”Questão de Prática”, você escolhe todos os dias o que quer praticar, e com certeza será mestre na habilidade que escolher...

O Ayurveda e o Yoga nos ensinam a escolher melhor o que vamos praticar todos os dias.

                                                    E Você o que está Praticando?