domingo, 30 de janeiro de 2011

Prazer e Dor

Coincidente....ou não..., esta semana assisti um filme "O Sabor da Magia" (The Mistress of Spices) que, um dos temas abordados parece dar continuidade ao tema exposto anteriormente; sobre o cuidar; da atitude de cuidar como uma escolha. Me surpreendi com as críticas feitas, como sendo apenas uma história romântica e desnecessária, é claro que foi abordado de uma forma romântica, mas também existe beleza, sutileza, e para quem vai um pouco além da película superficial, terá a oportunidade de ter contato com conceitos que fazem parte da cultura Indiana e que valem uma reflexão mais profunda.


Por exemplo:
A íntima conexão e respeito pela natureza, conceitos muito presentes no Ayurveda.

O Poder das ervas (especiarias), base fundamental nos tratamentos Ayurveda

E; me parece o principal; o conceito de prazer e dor, fala sobre o desejo, as distrações da mente, quando o homem corre atrás do seu desejo e o sofrimento  quando o conquista; ou porque ele se frustra, ou porque perdeu a graça depois que conquistou, ou ainda porque lhe trouxe tantos problemas que deixou de ser prazeroso....

E finalmente a libertação, quando o nosso desejo mais forte é não ser mais escravo das oscilações mentais e emocionais em que nos vemos envolvidos durante a vida.
 ..... Segundo um grande sábio, é mais fácil conhecer seu ãtmã  (Alma Suprema) do que colher uma flor, pois no segundo caso voce tem que estender sua mão, enquanto no primeiro voce tem somente de olhar para dentro.... É a prática do recolhimento da consciência para dentro de si e não mudanças externas, é o processo de "deixar ir"......quando uma alma espiritualmente madura entrega-se de todo coração a Isvara. Trata-se de desprender-se de nosso apego às atrações e buscas da vida mundana e, neste processo, o progresso pode ser extremamente rápido. De fato pode ser executado instantaneamente. Além de rápido, o processo é realmente fácil, desde que estejamos infalivelmente determinados. Enquanto que o "reter" exige força e esforço, o "desprender-se" não requer qualquer força ou esforço e pode ser conseguido com uma simples mudança de atitude.( A ciência do Yoga - Taimni )
Quantos sofrimentos em nossa vida poderiam ser poupados se simplesmente "deixássemos ir", mas que por competição, orgulho, medo e tantos outros sentimentos que  nos confundem e distraem impedindo que tomemos a ação que irá nos libertar do sofrimento? A simples mudança de atitude....porque é tão difícil mudar....Observo o esforço Hercúleo dos meus "aprendizes de ayurveda" quando introduzo alguma mudança em seus hábitos que poderão favorecer melhor sua constituição; e as vezes começo pela mais simples; ainda assim lhes parece ter virado a vida de cabeça para baixo.....
Quanto ao final do filme....bom este vou deixar para que voces vejam a opção escolhida por seu produtor...
e quanto ao prazer e dor....é uma boa reflexão descobrir o que o mantém dependente de situações "aparentemente Prazerosas, mas que na verdade podem  estar lhe trazendo Dor....
Bjs

Por falar em especiarias, vou deixar uma dica ayurveda:
Cardamomo
Pode ser utilizado pelos 3 doshas. Não deve, porém ser usado em excesso. Qualquer exagero pode resultar em desequilíbrio. Sempre é bom lembrar que ervas também possuem contra indicações e em caso de gravidez, não devem ser utilizadas, a menos que se tenha conhecimento de seu uso seguro.

Esta erva é indicada para  reduzir  muco, então quando tomar leite, acrescente uma pitada de cardamomo.
Sabe aquele mingau de aveia com leite terá um efeito menos nocivo na formação de muco acrescentando-se esta especiaria.
Também pode ser utilizada para problemas simples de estômago, gripes,  dores de cabeça e como antídoto do café.
Ainda promove clareza e alegria.

Obs: Esta é apenas  uma dica  de prática saudável, não deve ser utilizada como tratamento. Somente um Médico Ayurveda poderá prescrever a correta dosagem enquanto tratamento específico.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quem Precisa de Cuidado...

Abrindo esta nova ferramenta de interação; espero compartilhar minhas experiências no campo das terapias: Ayurveda, Iridologia, Reiki, Yoga, Numerologia e da Música (minha primeira formação). Não sou expert em nenhuma delas, pois seria muita presunção me denominar profunda conhecedora de ciências tão antigas e de tão vasto conhecimento; só o ayurveda; embora existam controvérsias; fala-se em pelo menos 5000 a.C. Como iniciante na área do Blog, espero atualizar uma vez por semana a postagem.
E abro com o título Quem Precisa de Cuidado, porque independente de ser Terapeuta o Cuidar sempre foi algo muito presente em minha vida; primeiro em função da profissão de minha mãe; enfermeira; que não media esforços em ajudar a quem, de seus cuidados precisasse, não obstante as enormes dificuldades que a vida lhe impôs, sempre tinha e ainda tem tempo para os outros, e porque mesmo ainda na adolescência  sem saber o porque, meu ouvido e as vozes que precisavam desabafar.... se encontravam....

Em 2008 fazendo pesquisas para minha monografia do Curso de Pós Graduação em Yoga, tive contato com um livro de Leonardo Boff - " Saber Cuidar" - Ética do Humano - Compaixão pela Terra, onde encontrei profunda empatia com o conhecimento ali exposto e hoje entendo porque meus ouvidos se abriam para simplesmente ouvir.... compartilho aqui um trecho, deixando o gostinho pelo restante do livro:

...O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um  momento de atenção, de zelo e de desvelo.Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.

....Sem o cuidado, ele deixa de ser humano. Se não receber cuidado, desde o nascimento até a morte, o ser humano desestrutura-se, definha, perde sentido e morre. Se, ao longo da vida, não fizer com cuidado tudo o que apreender, acabará por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta. Por isso o cuidado deve ser entendido na linha da essência humana. O cuidado há de estar presente em tudo.

Este é um momento bastante oportuno para colocar em prática o cuidar, em meio a tantas tragédias provocadas pela chuva, tenho certeza que todos temos alguma habilidade para cuidar do outro tornando menor o sofrimento humano.